terça-feira, 7 de agosto de 2012

OS AUTODIDATAS


OS AUTODIDATAS


Autodidatas são pessoas que se fazem por si mesmas, ou seja, elas obtêm sucesso na vida sem ajuda de ninguém. Se por acaso sentem-se intelectualmente inferiores, elas não ficam paradas pelos cantos da casa em busca de uma ajuda milagrosa, que certamente não virá.
Elas podem até não ter diploma de curso superior, mas nada as impede que sejam versadas nos mais variados assuntos: economia, história, ciências, psicologia e outros temas. Para tanto, lêem ou estudam por conta própria, seja para aumentar o autoconhecimento ou para transmiti-lo.
Às vezes nós costumamos criticar essas pessoas, afirmando que elas sabem um pouco de tudo, mas na verdade, não são especialistas e nem peritas em nada. Entendemos que essa é uma declaração parcial e não reflete toda a veracidade de uma situação.
Isso porque, mesmo as pessoas sendo peritas em alguma área profissional, não implica em dizer que elas sabem tudo, ou seja, ninguém é auto-suficiente em qualquer ramo profissional. Pois mesmo estudando por conta própria, algumas pessoas podem saber mais do que outras que se profissionalizaram.
 A única diferença é que as autodidatas não possuem o diploma que as habilita perante a lei a aplicar seus conhecimentos, visando lucro financeiro para seu próprio sustento, como acontece com profissionais liberais. Todavia, nada as impede de orientar seus semelhantes, movidas pelo espírito altruísta.  
A maioria dos autodidatas são pessoas que aprendem com seus próprios erros, ou seja, se alguma vez se encontram em uma situação difícil, são inteligentes o suficiente para não caírem  na mesma armadilha. Muitos seres humanos não fazem isso, pois a cada ano que passa, repetem suas falhas. Exemplos comuns são os vícios e pendores.
Quando as pessoas acreditam em seus potenciais, mesmo estando no fundo do poço, não se deixam abater e sempre procuram uma saída. Nunca é demais repetir: nesta vida, somente para a morte não há solução. Se há pessoas com deficiência física que superam as normais, imagine-se então o quanto mais podem fazer as fisicamente perfeitas.
Nossa história da semana revela que nem mesmo os animais se deixam abater, usando o instinto que o Criador lhes deu: Um cavalo caiu no fundo de um poço. Seu dono, um fazendeiro, vendo a impossibilidade de retirá-lo de lá, ordenou aos seus empregados que jogassem terra no poço para enterrar o cavalo de vez e acabar com seu sofrimento.
Assim foi feito. Os empregados começaram a jogar terra dentro do buraco, de forma a cobrir o cavalo. Mas, à medida que ela caía em seu dorso, o animal a sacudia e a terra ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.
Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, pelo contrário, ia subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair. Ao saber do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito, e o cavalo viveu ainda muitos anos em sua companhia.
Moral da história: em nossa vida existem situações nas quais nos sentimos como esse cavalo, no fundo do poço. Tudo vai depender de não nos deixarmos vencer, lutando para sair da dificuldade. Lembre-se: quando você estiver no fundo do poço, a maior força e ajuda de que necessita estão dentro de si mesmo.Use-as com sabedoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário